Luanda – Um convite para Angola participar nas cimeiras sobre Industrialização de África e da Zona do Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) foi formalizado, esta segunda-feira, em Luanda.

A missiva foi entregue durante uma audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu à enviada especial do Presidente do Níger, Gourouza Magagi.
Em declarações à imprensa, Gourouza Magagi informou que as cimeiras vão decorrer no mesmo dia.
A Zona de Comércio Livre Continental Africana, proclamada a 21 de Março de 2018 em Kigali, Rwanda, atende às aspirações da Agenda 2063, visando a criação de um mercado continental com a livre circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços, cruciais para o aprofundamento da integração económica.
Visa ainda a promoção do desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, a industrialização e as transformações económicas estruturais.
Com uma extensão de um milhão e 270 quilómetros quadrados, 75% dos quais coberto pelo deserto do Sahara, e uma população estimada em 17 milhões de habitantes, a República do Níger é um país da África Ocidental.
O Níger apresenta um índice de desenvolvimento humano dos menores do mundo, com um total de 0,394 pontos, classificando-se na 189ª posição, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).