Curoca – Sete mil e 200 litros de gasolina foram apreendidos hoje no município do Curoca, província do Cunene, pela Polícia Nacional, no âmbito do combate ao contrabando de combustível.

A informação foi prestada ao The Angola Post pelo porta-voz da Polícia Nacional no Cunene, superintendente Nicolau Tuvekalela, referindo, na ocasião, que o combustível apreendido, fruto de uma denúncia, estava armazenado em 40 bidões de 200 litros cada.
Explicou, também, terem sido detidos dois cidadãos angolanos de 26 e 48 anos, envolvidos no crime, que pretendiam comercializar o litro de gasolina por 250 kwanzas.
O porta-voz fez saber ainda que os indivíduos, já a contas com a Justiça, estão indiciados no crime de fabrico de substâncias explosivas e asfixiantes.
Revelou que a corporação continuará a redobrar os mecanismos de fiscalização das acções, com vista ao combate de contrabando de combustível, particularmente na fronteira Angola/Namíbia.
No decurso deste ano, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Cunene apreendeu 12 mil 725 litros de combustível que tinham como destino a Namíbia.
O combustível é transportado em bidões de 20 a 30 litros, com recurso a bicicletas, motorizadas e viaturas ligeiras com depósito adaptado, a fim de ser comercializado ilicitamente no país vizinho.
Os contrabandistas marcam, na maioria das vezes, encontros com os compradores namibianos, utilizando caminhos proibidos, para transpor a fronteira com o referido produto.
Em virtude desta prática, nos últimos meses do ano, nas cinco bombas de combustível de Ondjiva e Santa Clara, sendo três da Sonangol e duas da Pumangol, registam-se grandes enchentes de viaturas e motociclos.
A província do Cunene partilha uma fronteira de 460 quilómetros com a Namíbia, 340 dos quais terrestres e 120 fluviais.