A participação de Angola em missões de operações de paz foi objeto de análise na última sexta-feira em Nova Iorque, Estados Unidos. Durante uma reunião de trabalho, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, discutiu o tema com o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Operações de Paz, Jean Pierre Lacroix. O encontro abordou os esforços e contribuições de Angola no contexto das operações de paz, destacando o compromisso do país em promover a estabilidade e a paz em regiões afetadas por conflitos.
Segundo o ministro Téte António, Angola pretende incrementar a sua participação em missões de operações de paz, que conta actualmente com dois oficiais da Polícia Nacional destacados na Missão das Nações Unidas (UNIMISS), destacados no Sudão do Sul.
Durante a reunião, as duas entidades falaram da necessidade de Angola e o Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas trabalharem no sentido do reforço da sua cooperação, com a implementação de quatro componentes fundamentais, nomeadamente, a preparação de uma Companhia de Forças Especiais angolanas, preparação de Esquadrão de Helicópteros, treinamento de tropas das Forças Armadas Angolanas (FAA) para destacamento em missões de operações de paz e o destacamento de oficiais das FAA na sede da ONU.