Hoje, a sede da União Africana, em Addis Abeba, recebe um evento de reflexão sobre o espírito do pan-africanismo, conectando o passado, o presente e as aspirações do continente para o futuro.

No âmbito das celebrações do 60º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA) e da sua sucessora, a União Africana, o evento terá início às 10h00 e poderá ser acompanhado no seguinte link: https://livestream.com/accounts/2466140/events/10865910.

A agenda compreende discursos do Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, do Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, e do Presidente da União das Comores e actual Presidente da União para 2023, Azali Assoumani. Além disso, serão prestadas homenagens aos fundadores da organização. O programa também inclui sessões de plantio de árvores, exposições, um almoço com pratos típicos das cinco regiões da África e atividades de entretenimento.

Entre os convidados encontram-se representantes dos Estados-membros da União Africana, do Comité de Representantes Permanentes, da Comissão da União Africana, dos órgãos da União Africana e agências especializadas, das Comunidades Económicas Regionais, organizações femininas e juvenis, sociedade civil, parceiros de desenvolvimento, agências das Nações Unidas, diáspora, mídia, funcionários da União Africana e suas famílias.

A celebração rememora o dia 25 de Maio de 1963, quando 32 Chefes de Estado de nações africanas independentes se reuniram em Addis Abeba, Etiópia. Nessa ocasião, juntaram-se também líderes de movimentos africanos de libertação, com o objectivo de estabelecer um caminho rumo à total independência da África em relação ao imperialismo, colonialismo e apartheid. Como resultado dessa reunião histórica, foi criada a primeira instituição continental pós-independência, a Organização da Unidade Africana.

A OUA foi estabelecida como uma expressão da visão pan-africana de uma África unida, livre e com controle sobre seu próprio destino, conforme estipulado na Carta da OUA adotada em 25 de maio de 1963. A celebração do 60º aniversário é uma oportunidade para reconhecer o papel e a contribuição dos fundadores da organização continental, bem como de muitos outros africanos no continente e na diáspora, que desempenharam um papel significativo na luta pela libertação política do continente e também na busca pela emancipação socioeconômica da África.