O leilão de gado promovido pela Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela (CCGB), no espaço adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, no último domingo, resultou em um montante superior a 75 milhões de kwanzas.

Desse valor total, 70 milhões e 33 mil kwanzas são provenientes do leilão de gado bovino, enquanto cinco milhões e 448 mil kwanzas correspondem a suínos, caprinos, equinos e aves.

Foram leiloados bovinos das raças Simmentaler, Nelore, Brahman misto, Holstein, Bonsmara, Nelore misto, Guzerá, misto de Brahman, Brahman vermelho, Holandês, Girolande, além de um tipo regional de criadores tradicionais.

Os dados foram apresentados ao Jornal de Angola pelo porta-voz do leilão, Victor Panzo.

Ele informou que mais de 250 expositores participaram do evento. Dos 500 animais expostos na feira, 300 (entre bovinos, caprinos, cavalos e aves) foram leiloados, enquanto o restante foi objeto de termos de contratos de compra a serem efetivados posteriormente.

Houve pré-contratos que foram estabelecidos durante a feira e os pagamentos serão realizados posteriormente”, assegurou, acrescentando que todos os expositores venderam, o que considera positivo.

Aulas de aplicação prática

Víctor Panzo informou que o evento também proporcionou aos professores dos cursos de Agronomia de várias instituições de ensino médio e superior a oportunidade de realizar aulas práticas. Ele mencionou que muitos jovens conseguiram obter seu primeiro emprego directo e indirecto na Feira.

Em paralelo com a Feira de leilão de gado, ocorreu, no mesmo local, a 8ª edição da Feira conhecida como “O mercadão”. Esse evento antecede a Feira Internacional de Benguela (FIB) e reúne não apenas produtos do mar (peixe e sal), mas também máquinas e produtos agrícolas.

O porta-voz do evento, Victor Panzo, explicou que também foram realizados negócios bem-sucedidos no “O mercadão”, com a compra de diversas máquinas e produtos, totalizando um valor arrecadado superior a 300 milhões de kwanzas. Ele assegurou que uma boa parte desse valor já foi paga.

“Nosso balanço é positivo. O volume total de negócios realizado atinge cerca de 500 milhões de kwanzas, englobando a venda de animais, produtos agrícolas e máquinas”, afirmou.

Durante três dias, o espaço adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, que sediou simultaneamente a 5ª edição da Feira do Gado e a 8ª edição do Mercadão, recebeu a visita de mais de 3.500 pessoas.

Víctor Panzo declarou que o evento alcançou os objetivos estabelecidos, uma vez que todos os participantes conseguiram vender o que trouxeram. Ele acrescentou que Benguela realizará uma feira semelhante nos dias 10 a 12 de Novembro.

Governo defende iniciativa

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, expressou sua satisfação em relação aos objetivos estabelecidos pelos participantes. Luís Nunes afirmou estar contente com a qualidade do gado exposto e a presença maciça dos criadores e fazendeiros.

“É evidente o crescimento e a evolução positiva resultantes dos investimentos realizados pelos empresários do setor na criação e otimização de fazendas e centros de produção, aquisição de animais reprodutores, equipamentos e assessoria especializada”, elogiou, reafirmando o compromisso do Executivo em continuar apoiando os operadores do sector.

O governador Luís Nunes ressaltou o impacto das infraestruturas em áreas rurais, que ele considerou significativo, não apenas na criação de empregos, mas também no compartilhamento de conhecimentos científicos com as comunidades pastoris locais.

De acordo com sua declaração, esses ganhos resultam em melhorias nas condições sanitárias do rebanho local e na abertura de canais de escoamento e comercialização, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações nas áreas circundantes. Nessas regiões, onde o gado é uma das principais riquezas, ele também desempenha um papel fundamental no contexto sociocultural das comunidades rurais.

Considerando as condições naturais e geográficas da região, como mencionado pelo governador provincial de Benguela, o sector apresenta grandes vantagens competitivas para a diversificação da economia nacional. Ele defendeu, portanto, que é fundamental seguir um plano de desenvolvimento no qual o Estado desempenhe um papel impulsionador, enquanto o sector privado se torne o principal protagonista.

Ele incentivou os empresários do sector agropecuário e pesqueiro a aprimorar os mecanismos de organização, a fim de se tornarem elegíveis para participar dos grandes programas estabelecidos pelo Executivo, como o PLANAGÃO, PLANAPECUARIA e o PLANAPESCAs. Ele ressaltou que esses programas são catalisadores para fortalecer as atividades econômicas realizadas pelo empresariado local, buscando maior solidez e estabilidade econômica, além de promover a geração de empregos, com foco especial na juventude como principal beneficiária.

Programas de incentivo

Conforme afirmado pelo governador Luís Nunes, as medidas de apoio e financiamento à economia e produção nacional, implementadas pelo governo, são uma realidade que está incentivando os empresários a apresentarem candidaturas estruturadas e viáveis para financiar seus projetos de desenvolvimento da produção.

De acordo com Luís Nunes, os resultados também estão possibilitando a concretização contínua das ações de diversificação da economia, visando reduzir a ainda significativa dependência da economia em relação ao setor petrolífero.

Luís Nunes reconheceu que a pecuária desempenha um papel fundamental na geração de empregos, no impulso da economia local e no fornecimento de produtos de alta qualidade para a população.

Além disso, fazendeiros de várias províncias, como Cuanza-Sul, Cunene, Huíla, Namibe, Huambo, Cuando Cubango, Luanda e Malanje, também participaram da 5ª edição da Feira de Gado, que ocorreu em comemoração aos 406 anos desde que Benguela foi elevada à categoria de cidade, celebrada no dia 17 deste mês.