As equipes médicas dos hospitais de Luanda têm alertado a população sobre a necessidade de redobrar os cuidados e medidas preventivas contra doenças respiratórias agudas, que são muito comuns durante a época de frio. Esses alertas se intensificaram com o início oficial da estação nesta segunda-feira, dia 15.

O diretor clínico do Hospital Geral de Luanda, Magalhães Sobrinho, informou que, na semana passada, um total de 8.504 pacientes foram atendidos com diferentes condições médicas. Ele ressaltou que, com o início da época de Cacimbo, é esperado um aumento no número de pacientes com problemas respiratórios e febre.

Na semana passada, 234 pacientes foram admitidos na instituição com doenças respiratórias agudas, enquanto 579 apresentaram síndrome febril, de acordo com o relato. O diretor clínico alertou para a alta incidência de infecções virais nesta época e enfatizou a importância de as pessoas se agasalharem adequadamente e prestarem maior atenção às crianças, que são mais vulneráveis. Ele aconselhou medidas preventivas para minimizar os riscos de contrair doenças respiratórias.

Magalhães Sobrinho também informou que a malária continua sendo a principal causa de mortalidade no hospital. Durante a semana passada, o hospital registrou 11 óbitos relacionados à malária, de um total de 872 pacientes atendidos. Esses números destacam a importância de continuar os esforços de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dessa doença na região.

Apesar da preocupação com as doenças respiratórias, Magalhães Sobrinho ressaltou que a equipe médica também está preocupada com os casos de traumatismo. O hospital atendeu um total de 784 pacientes traumatizados, sendo que as quedas foram a causa mais comum, totalizando 350 casos. Esses números destacam a importância de medidas de segurança e prevenção de acidentes, a fim de reduzir o número de casos de traumatismo e garantir a segurança da população.

“São números bastante preocupantes”, disse ele, acrescentando que os traumas causados por acidentes de trânsito totalizaram 143 casos, resultantes de colisões entre veículos, além de 107 casos de atropelamentos. Esses dados destacam a necessidade urgente de medidas efetivas para melhorar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes, visando proteger a vida e a integridade física das pessoas.