Bob Marley (1945-1981) foi um cantor, compositor e músico jamaicano que é amplamente considerado como um dos músicos mais influentes da história da música reggae. Ele nasceu em Nine Mile, Jamaica, e começou sua carreira musical no final da década de 1960 como membro do grupo The Wailers, que também incluía Peter Tosh e Bunny Wailer.

A música de Marley era conhecida por suas letras politicamente carregadas e mensagens de justiça social e igualdade, e ele se tornou um símbolo de resistência e empoderamento para pessoas em todo o mundo. Algumas de suas canções mais famosas incluem “No Woman, No Cry”, “Redemption Song”, “One Love” e “Three Little Birds”.

Marley também se tornou uma figura proeminente no movimento rastafári, um movimento espiritual e cultural que se originou na Jamaica na década de 1930. Ele era conhecido por seu visual distinto, que incluía longos dreadlocks e as cores da bandeira rastafari (vermelho, verde e dourado).

Marley morreu de câncer em 1981, aos 36 anos, mas sua música e legado continuam a inspirar e influenciar pessoas ao redor do mundo. Ele foi introduzido postumamente no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, e seu álbum “Exodus” foi nomeado o melhor álbum do século 20 pela revista Time em 1999.

MOVIMENTO RASTAFARIANO

O Movimento Rastafari é um movimento religioso e cultural que surgiu na Jamaica na década de 1930 e se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje, o movimento tem uma presença significativa em Angola e outros países africanos, onde muitos se identificam com suas crenças em libertação, conexão com a África e respeito pela natureza.

Em Angola, o Movimento Rastafari começou a se desenvolver na década de 1990, após o fim da Guerra Civil. Desde então, muitos angolanos se uniram ao movimento, inspirados por sua música, cultura e crenças em justiça e igualdade.

Uma das principais celebrações do Movimento Rastafari em Angola é o Dia de Coronation, que acontece em novembro. Esse dia marca a coroação do imperador etíope Haile Selassie I, que é considerado um messias pelos Rastafaris. Durante a celebração, os Rastafaris se reúnem para cantar, dançar e fazer orações em homenagem ao imperador e à sua mensagem de liberdade e justiça.

Além do Dia de Coronation, o Movimento Rastafari em Angola realiza outras atividades e eventos para promover sua cultura e crenças. Muitos membros da comunidade são conhecidos por seu ativismo ambiental, promovendo práticas de agricultura sustentável e produção de alimentos orgânicos.

No mundo inteiro, o Movimento Rastafari tem uma presença significativa em países como Estados Unidos, Reino Unido, Jamaica, Brasil e Índia. A música Rastafari, especialmente o reggae, se tornou um símbolo da cultura do movimento, com artistas como Bob Marley, Peter Tosh e Burning Spear conquistando fãs em todo o mundo.

No entanto, o Movimento Rastafari também enfrenta desafios e discriminação, especialmente em países onde a cultura dominante não aceita suas crenças e práticas. Em muitos lugares, os Rastafaris ainda são vistos com desconfiança e preconceito, enfrentando dificuldades para se integrar na sociedade e exercer seus direitos.

Apesar desses desafios, o Movimento Rastafari em Angola e no mundo continua a crescer e a se fortalecer, inspirando muitos em sua busca por uma sociedade mais justa, igualitária e conectada à natureza.