O Petro de Luanda venceu nesta sexta-feira a Conferência Nilo, depois de um triunfo dificil sobre o anfitrião Al Ahly, por 91-90 no Complexo Desportivo Indoor Hassan Moustafa, no Cairo.

Na disputa da quinta jornada entre o Al Ahly e o Petro de Luanda, alusivo à fase preliminar da Basketball Africa League (BAL), os petrolíferos colocaram-se em vantagem por 26-18, no final do primeiro período e foram para o intervalo a ganhar por 50-44. Os anfitriões conseguiram aproximar-se do marcador no final do terceiro quarto, que estava a 71-69.

om objectivo de vencer a Conferência Nilo sem qualquer derrota, os comandados de José Neto puxaram dos galões, guiados pelo inspirado Carlos Morais, que totalizou 34 pontos, seis ressaltos e duas assistências, garantiram o triunfo, por 91-90, com um cesto em cima do toque de terminar, de Gerson Lukeny, que privilegiou de um ressalto ofensivo, após o lançamento de três pontos de Carlos Morais bater no aro, quando o resultado era favorável aos egípcios, por 89-90.

Com este resultado, o Petro de Luanda soma 10 pontos, enquanto o Al Ahly ocupa a segunda posição com sete, faltando apenas disputar o encontro de sábado próximo com os SLAC Warriors.

A disputa pelo título continental da BAL vai decorrer nos playoffs, de 21 a 28 do mês em curso, em Kigali, no Rwanda, onde os campeões angolanos vão iniciar a caminhada diante do quarto e último conjunto a ter garantido a qualificação, vindo da conferência do Saara, a formação da Côte d’Ivoire, o Abidjan Basketball Club Fighters (ABC).