João Lourenço, o Presidente da República, encontra-se desde às 17h30 de quinta-feira, na capital britânica, Londres, para assistir à cerimónia de coroação do Rei Carlos III, prevista para amanhã (sábado), na Abadia de Westminster. O novo Rei sucede a Rainha Isabel II.

À chegada, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos dos representantes da Embaixada de Angola no Reino Unido. João Lourenço é convidado do Governo britânico e faz-se acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Com a coroação o Reino Unido e a Commonwealth terão formalmente um novo monarca. A cerimónia que contará com a presença de várias entidades nacionais e estrangeiras, é aguardada com grande entusiasmo.

A coroação de Carlos III e a sua esposa Camila, como Rei e Rainha consorte do Reino Unido e outros reinos da Commonwealth, será o ponto alto simbólico da ascensão. A cerimónia deverá ser curta, mas inclusiva no que diz respeito a religiões e comunidades.

É a primeira coroação de um monarca britânico a acontecer no século XXI e a quadragésima que ocorre na Abadia Westminster, desde 1066.