Ernesto Muangala, o governador do Moxico, compareceu no município dos Bundas, onde verificou a real situação das comunas, no contexto da proposta de nova Divisão Político-Administrativa.

Se pronunciando à imprensa, Ernesto Muangala deu uma nota positiva durante os dois dias de trabalho (quarta e quinta-feira) naquele município e achou importante a sua deslocação que permitiu constatar de perto as condições de cada uma das comunas tendo em conta a visão da nova Divisão Político-Administrativa que antecipa a divisão do Moxico em duas províncias.

Referiu que a ascensão de comunas à categoria de municípios tem significado histórico e permite às autoridades melhorar as condições das vias de acesso, fornecimento de água potável, energia eléctrica e funcionamento das unidades sanitárias e estabelecimentos de ensino.

De acordo com o governante, foram muitas as dificuldades encontradas, mas tranquilizou a população dizendo que com a elevação destas comunas a municípios, as localidades terão orçamento próprio capaz de resolver alguns os problemas.

Questionado sobre a cobertura da telefonia móvel a nível destas comunas, Ernesto Muangala disse que o Executivo investiu mais de 350 milhões de dólares na construção do ANGOSA-2, adiantando que tudo está a ser feito para que em tempos próximos o País todo seja coberto.

O governador referiu que o Orçamento Geral do Estado 2023 foi aprovado a 13 de Fevereiro e a sua execução teve início apenas no fim de Março, como tem sido frequente em todos os períodos que antecedem às eleições.

“Vamos resolvendo todos esses problemas, estamos ainda no início do mandato, muito foi feito, mas ainda temos bastantes desafios pela frente”, referiu.

Ernesto Muangala entregou dois kits composto de vários fármacos para atender à população da comuna de Lutembo e Luvei, para minimizar a falta de medicamentos.