O responsável avançou esta informação à imprensa, após a primeira Reunião Ordinária da Comissão Intersectorial de Coordenação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social KWENDA, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, a fim de analisar o estado de implementação do referido programa até Março de 2023

O director do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Belarmino Jelembi, porta-voz do encontro, informou que, a completar os três anos previstos para a implementação, o programa Kwenda vai continuar e já beneficiou mais de 600 mil famílias, das 1.608.000 cadastradas, desembolsou mais de 33 mil milhões de kwanzas, do valor financiado e previsto o aumento da renda mensal de 8.500 kwanzas para 11 mil kwanzas.

Os quadros envolvidos no Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, bem como as famílias beneficiadas, vão continuar a ter acções formativas para que o projecto atinja a médio e longo prazo os resultados preconizados pelo Executivo.

Segundo Belarmino Jelembi, para melhor cumprimento das regras e procedimentos internacionalmente estabelecidos no processo das transferências monetárias, existe a nível local acções de capacitação para os quadros e famílias beneficiadas.

Dentre as várias formações em agenda, frisou o director-geral do FAS, constam a gestão financeira, superação de acção social, associativismo, cooperativismo, entre outras de âmbito social, cujo objectivo é fortalecer cada vez mais o programa Kwenda.

Belarmino Jelembi referiu que, enquanto decorrer o Kwenda, paralelamente vão continuar as acções formativas no sentido de a médio e longo prazo alcançar as lições de gestão dentro dos padrões internacionais.

A primeira reunião ordinária da Comissão Intersectorial de Coordenação do Kwenda serviu para analisar o estado de implementação do programa até Março deste ano, desde as principais acções, resultados alcançados e os desafios para os próximos tempos.