Fátima Jardim, representante de Angola junto da sede do FIDA, na Italia, reafirmou que Angola é um exemplo no quadro da transformação que está a viver e empreendido pelo Executivo no sector produtivo, agrícola e pescas.

A Embaixadora Fátima Jardim, destacou que o representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e a sua comitiva felicitaram o Presidente da república de Angola, pelo seu empenho em colocar entre as prioridades a agricultura e os sistemas produtivos de base.

Para a Conferência que realizar-se a em Paris, o FIDA pretende também levar o exemplo de Angola.

Tendo em conta uma nota do Escritório das Nações Unidas, refere que Angola é um país onde possivelmente os pequenos produtores vão beneficiar-se consideravelmente do aumento da sua resiliência.

Estes e outros impactos esperados das mudanças climáticas colocam Angola entre os países mais vulneráveis. Nesse contexto, a acção do FIDA na promoção da adaptação climática tem ajudado a fazer a diferença. Mas desta vez, estamos equipados com lições e tecnologia para ajudar a construir a resiliência das comunidades rurais para reduzir o impacto da crise, disse o representante do FIDA Donal Brown.

Angola é um dos parceiros e apoiantes mais importantes do FIDA em África, com uma parceria de longa data. Existe um grande potencial para a agricultura desempenhar um papel ainda maior na economia de Angola e na transformação dos sistemas alimentares e o FIDA espera trabalhar com o Governo de Angola, acrescentou.

De acordo com uma nota do Escritório das Nações Unidas em Angola, durante a estada dos representantes da FIDA em Luanda, as suas discussões vão centrar-se no papel dos pequenos agricultores em garantir segurança alimentar em Angola, nos desafios impostos pelas alterações climáticas e nas estratégias para transformar e modernizar o sector agrícola e pesqueiro do país.