A informação foi divulgada, pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, segundo o qual a agenda do Presidente João Lourenço prevê encontros de trabalho com personalidades do Estado japonês.

No Japão o Chefe de Estado angolano vai trabalhar nas cidades de Tóquio, Nagoya e Kyoto, estando reservada para a capital, Tóquio, atividades políticas e protocolares.

Angola e Japão desejam incrementar a colaboração nos domínios Político, Económico e Cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da Agricultura e do desenvolvimento dos Agronegócios, Petróleo e Mineração.

No domínio da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar assistência no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar e assistência aos agricultores e à pobreza.

Na área da Saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, uma referência no país.

No domínio da colaboração económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nos ramos de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.