A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, manteve, em Baku, capital do Azerbaijão, um encontro de trabalho com o vice-ministro para os Temas Multilaterais do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da Venezuela, Rubens Dario Molina, que serviu para abordar o estado das relações políticas, diplomáticas e de cooperação entre os dois países.

O encontro teve lugar na sexta-feira, à margem da Cimeira do Grupo de Contacto dos Países Membros do Movimento dos Não Alinhados (NAM).
Durante o encontro, de forma mais destacou-se, a cooperação no domínio dos Petróleos, Ensino e Formação de Quadros, visando a necessidade do desenvolvimento de iniciativas viradas para a retoma dos bons níveis de intercâmbio já alcançados.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores deu a conhecer ao vice-ministro para Temas Multilaterais do Ministério para as Relações entre Angola e Venezuela, no quadro do processo de diversificação da economia, todo o interesse em estimular a cooperação com aquele país nos mais variados domínios, com realce para a Agricultura, Pescas e Turismo, com vista à diversificação das áreas de cooperação.
Audiência com o ministro Jeyhun Bayramov
Em outro encontro realizado em Baku, à margem da cimeira do NAM, a secretária de Estado para as Relações Exteriores foi recebida, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov.
O encontro serviu para que os dois países revisassem as relações políticas, diplomáticas e de cooperação.
Esmeralda Mendonça aproveitou o momento para transmitir a Jeyhun Bayramov a necessidade de Angola e o Azerbaijão incrementarem, as relações, dadas as potencialidades e semelhanças apresentadas pelos dois países, que são grandes produtores de petróleo e membros da (OPEP).
Por sua vez, o representante de Azerbaijão agradeceu a presença de Angola e destacou o papel do país na solução dos conflitos em África, sobretudo, na Região dos Grandes Lagos.
Jeyhun Bayramov assegurou que Angola pode contar com o apoio do Azerbaijão na concessão de bolsas de estudo, no quadro da política de apoio que se concede aos Estados-membros do Movimento dos Não Alinhados.