Empresários franceses manifestaram, quarta-feira, em Luanda, interesse em investir na produção de leite e grãos no país. Os empresários, ligados às multinacionais CFCAI, COOPEX e IDENA, foram ao encontro do secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, a fim de formalizar a intenção de investir no sector agropecuário angolano.

Na conversa com João Manuel Bartolomeu da Cunha, a comitiva de investidores franceses, acompanhados pelos serviços comerciais da Embaixada daquele país europeu em Angola, manifestou as áreas preferenciais e em que mais se têm dedicado, tendo realçado os da transformação de alimentos e a agroindústria.

Segundo o secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, aos empresários franceses foram fornecidas todas as informações necessárias e as inúmeras oportunidades existentes, que são bastante favoráveis, o que, de resto, ficou patente pela manifesta satisfação com que saíram do encontro.

“Temos neste momento em apreciação várias propostas de áreas para investimentos, propriamente para a área da produção leiteira, produção de grãos e também no subsector industrial de secagem, limpeza e armazenamento de grãos”, afirmou.

O secretário de Estado para Agricultura e Pecuária disse que estão criadas as condições internas para a produção de matérias-primas para atender várias áreas.

Apoio à produção

João Manuel Bartolomeu da Cunha fez saber que o Governo tudo está a fazer para melhorar a produção nacional, destacando que o Planagrão, o Planopecuário e outros programas em curso visam aumentar a capacidade interna de oferta de bens de amplo consumo.

Afirmou que Angola dispõe de vários incentivos para que os empresários possam investir, nomeadamente incentivos fiscais, financeiros, comerciais e também a segurança oferecida aos investidores, além de infra-estruturas.

Tudo isso, conforme salientou, é o reflexo do pacote de incentivos que o Executivo está a implementar, através dos quais visa estimular a presença de mais empresários em território nacional.

Relativamente ao encontro com os representantes da multinacional CFCAI, COOPEX e da IDENA, o secretário de Estado disse que, numa primeira fase, os empresários sondaram o mercado, alguns com ideias bastante próperas sobre o tipo de negócio que pretendem realizar, fundamentalmente no sector da produção primária e agro-industrial.

“Fornecemos toda a informação necessária quanto às oportunidades de negócios que o país oferece nesse momento e, daquilo que constatamos, julgamos que os parceiros franceses saíram com as ideias melhor formadas, para que a curto e médio prazos possam realizar negócios em Angola”, ressaltou.

Os empresários, de acordo com João Manuel da Cunha, pretendem investir no sector da pecuária, avicultura, bovinicultora e suinicultura. Quanto ao investimento, nesta primeira fase estão a fazer a prospecção de mercado e só depois disso deverão anunciar as áreas a explorar e os investimentos a serem feitos para a execução dos projectos

Coopex Montbeliarde

O director da Coopex Montbeliarde, Tristan Gaiffe, fez um balanço positivo do encontro com o governante angolano.

Deu nota da vinda a Angola de uma nova raça de gado bovino, chamada “Monbeliarde”. O especialista em genética bovina garantiu que a raça tem uma boa capacidade de adaptação e que produz excelente leite.

“Com a referência que temos com outros países africanos,a raça suscita bastante interesse em Angola e por parte de grandes produtores, sobretudo na dinamização da cadeia de produção de leite”, afirmou.

Tristan Gaiffe disse que vai receber, nos próximos tempos, em França, a visita de representantes da Cooperativa Angolana de Criadores de Gado, durante uma feira a ser realizada no seu país, para que estes consigam constatar a raça “Monbeliarde” no seu meio ambiente de origem e deste modo verem as suas potencialidades e a possibilidade de ser implementada em Angola.

Encontro

Está marcado um encontro com os empresários franceses hoje, na Fortaleza de S. Miguel, na zona da Marginal de Luanda. No âmbito da visita de trabalho do Presidente francês, Emmanuel Macron, farão, igualmente, parte da comitiva representantes do Governo e empresas francesas interessadas no mercado angolano e que responderam ao convite da MEDEF International.