A Administração Municipal de Mbanza Kongo, na província do Zaire, garante que vai tomar até antes do final do corrente mês medidas punitivas contra os que insistem em vender bens nas ruas e em qualquer canto da cidade, o que afecta a circulação normal de pedestres colocando em perigo vidas humanas.

Garcia Ramos, administrador municipal adjunto para a Área Social e das Comunidades, disse que a população, comerciantes e proprietários de armazéns estão a ser sensibilizados desde a semana passada, sobre os perigos da venda desordenada, sobretudo em passeios.
“A Administração dá um prazo de 15 dias aos vendedores de rua para ocuparem os lugares disponíveis nos mercados existentes. Após o fim da campanha de sensibilização serão tomadas medidas coercivas aos que insistirem na venda desordenada nas ruas”, alertou.

Também referiu que actualmente, em Mbanza Kongo, aumenta a tendência de construção de estabelecimentos comerciais, sem obedecer às normas para o efeito, cujos proprietários permitem que comerciantes ambulantes revendam à frente dos mesmos, o que provoca desordem nos passeios e dificultando a circulação de pessoas.

De acordo com Garcia Ramos, os mototaxistas devem tratar todos os documentos para o exercício da actividade e das motorizadas, para não serem sancionados. “Esta campanha visa, também, sensibilizar os mototaxistas que transportam dois a três passageiros na mesma motorizada, sobre a importância do uso do capacete de protecção e a necessidade da obtenção da licença de condução, bem como estacionar em lugares próprios, para evitar acidentes de viação e a perda de vidas humanas”, avançou.

Garcia Ramos aconselhou os mototaxistas a criarem associações, com vista a beneficiarem, ainda este mês da formação acelerada sobre o Código de Estrada, terem licença de condução, número das motorizadas e coletes de identificação.

“Administração Municipal de Mbanza Kongo vai, com o apoio da classe empresarial local e o Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária, patrocinar formação básica de mototaxistas, para estarem habilitados ao exercício da actividade de táxi”, disse Garcia Ramos.

A cidade de Mbanza Kongo possui um mercado municipal, localizado no Bairro Bela Vista, com 512 bancadas, parque de estacionamento de viaturas, sem utilização.