Em alusão ao dia Mundial da Educação Ambiental, 26 de Janeiro, mais de 200 jovens da JMPLA na província de Benguela, participaram no sábado de uma campanha de limpeza na praia das Tombas, situada no bairro do Casseque, na zona B, nos arredores da cidade.

Segundo a secretária provincial organização juvenil do MPLA em Benguela, Guilhermina de Araújo, a campanha visou higienizar os espaços de venda do peixe fresco, seco e de outros derivados do mar, na praia das Tombas, no sentido de proporcionar mais qualidade na saúde dos comerciantes e dos consumidores.

Acrescentou que serviu também para promover uma qualidade ambiental na orla marítima da zona, assim como sensibilizar e incentivar os feirantes a pautarem por uma realização periódica da limpeza da praia, por ser o local que proporciona o sustento das suas famílias.

Guilhermina de Araújo disse que a praia das Tombas é conhecida como um dos locais de maior procura de pescado, principalmente aos finais de semana, onde o peixe muitas vezes é vendido em espaços próximos dos aglomerados de lixo.

Por essa razão a JMPLA entendeu ser fundamental promover acções do género para a preservação do bem-estar das famílias, de modo que se sinta cada vez mais saudável e continue a fazer compras no local dos mesmos produtos em perfeitas condições.

Participaram da actividade várias senhoras, afectas à OMA – Organização da Mulher Angolana, que abraçaram o desafio. A JMPLA, reforçou que vai continuar a apoiar as acções do Executivo, visando a promoção do bem-estar e melhoria das condições de saúde das famílias.

Sob o lema “Juntos por um ambiente saudável”, a actividade decorreu todo o sábado, na orla marítima, desde a Ponte Cais, Praia Morena, Bairro da Goa, Casseque 1 e Casseque Marítimo.

A secretária provincial da OMA, Maria da Graça, elogiou a iniciativa e considerou que estas acções servem, também, para travar o surgimento de doenças nas comunidades, assim como visam a preservação do ambiente que as rodeia. A praia das Tombas é tida como o maior local de venda do peixe seco e fresco, com mais de 300 feirantes, onde atracam regularmente embarcações de pequeno porte e descarregam o pescado para a comercialização.

Segundo informações, à semelhança da entrada em funcionamento em Julho de 2021 da primeira Lota Pesqueira do país, construída com fundos públicos no município da Baía Farta, está projectada para os próximos tempos uma lota pesqueira, nas Tombas, para oferecer condições higiénico-sanitárias para melhor venda dos produtos do mar.