Os Chefes de Estado e de Governo da OEACP reúnem-se, hoje, em Luanda, na 10ª Cimeira, para, entre diferentes assuntos, discutirem questões relacionadas com o ambiente, paz, segurança, direitos humanos e desenvolvimento. Irão ainda debater e procurar soluções para afirmação das economias dos Estados-membros e dar voz às pequenas economias subdesenvolvidas para que, no quadro global, possam ser reconhecidas.

Segundo o secretário-geral da organização, Georges Rebelo Pinto Chikoti, que falou, ontem, à imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, disse que os Chefes de Estados e de Governo da OEACP estão preocupados com as questões relacionadas com o ambiente, a luta contra as mudanças climáticas e o engajamento que deve ter a comunidade internacional visando apoiar os países que encaram dificuldades graves como a seca, inundações e alguns tufões que às vezes arrasam propriedades.

 Georges Chikoti adiantou que os Chefes de Estado e de Governo vão, durante o encontro de hoje, tomar uma posição “muito importante” relativamente à assunto da paz e segurança.