Luanda – A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, dialogou, esta quarta-feira, com os diplomatas africanos acreditados em Angola, a quem transmitiu os desafios que os legisladores angolanos têm para V Legislatura.
Durante um “Coktail” realizado no Palácio da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira e os diplomatas africanos debruçaram-se também sobre o reforço da cooperação inter-parlamentar.
O encontro serviu ainda para aflorarem sobre questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, combate à pobreza, questões climáticas, do género e da geopolítica africana, que neste momento se debate com conflitos emergentes e latentes que podem desestabilizar o continente.
A presidente da Assembleia Nacional reconheceu, na ocasião, que as questões ligadas às alterações climáticas estão na agenda de quase todos os países nestes últimos dias, com a realização da Cop27, que decorre no Egipto.
O encontro foi uma iniciativa do embaixador do Gabão acreditado em Angola, Fui Blaise Wezet, que é também decano regional de África.
O diplomata, que falou em representação do grupo africano, felicitou Carolina Cerqueira pela sua eleição à presidente do Parlamento angolano, “tendo em conta o seu percurso político e as suas competências”.
Elogiou, também, a política do Presidente da República, João Lourenço, “que faz da promoção da mulher angolana uma prioridade”.
Marcaram presença no encontro, os líderes dos grupos parlamentares e os presidentes das comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional, representantes do Ministério das Relações Exteriores e altos funcionários parlamentares
O encontro foi marcado por um momento lúdico em que foi protagonista o saxofonista angolano Sanguito, de nome próprio Manuel Bernardo Sangue.