O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, afirmou domingo à noite que o povo brasileiro é “o grande vencedor” das eleições e declarou-se pronto para governar o país “numa situação muito difícil”, após terem tentado enterrá-lo “vivo”. Lula e seu partido governaram o Brasil por 14 anos e venceram essas eleições por uma margem extremamente pequena, indicando quão divido está o Brasil.

“Hoje chegamos ao final de uma das eleições mais importantes da nossa história. Hoje tem um único e grande vencedor, o povo brasileiro”, declarou Luiz Inácio Lula da Silva, na sua sede de candidatura, em São Paulo, perante apoiantes e membros do Partido dos Trabalhadores e de outros partidos que o apoiaram na corrida eleitoral.
“Agradeço de coração” aos brasileiros, repetiu, no seu discurso citado pela Lusa.
Nas suas primeiras palavras após a confirmação da sua eleição como Presidente da República do Brasil, Lula da Silva afirmou-se como “um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira”.
“Tentaram enterrar-me vivo e eu estou aqui”, disse, considerando a investigação e prisão por corrupção pela qual passou.
A eleição de Lula possivelmente representa um retorno ao período onde empresas como Odebrecht investiam pesadamente em Angola.