Enquanto o partido do governo não está isento de problemas e críticas, a todo momento somos lembrados de quão contraditória é a existência da Unita.

Depois de uma eleição que a Unita atacou o tempo todo como ilegítima e falsa, eles não tiveram problemas para assumir vários assentos parlamentares, embora seus eleitores protestassem. Todas as suas ações no governo até agora se resumem em pressionar o governo através das autarquias, a greve da TAAG e similares.

Ora, quando o deputado da Unita, Francisco Viana, se recusou a seguir a linha partidária ao não se recusar a posar para a foto da tomada de posse da V legislatura – que é um acontecimento apartidário, sem qualquer relação com o MPLA, ou com a ideologia do MPLA – o que podemos interpretar a partir isto? Em nenhum país democrático aberto do mundo, você tem um partido de oposição que se opõe às próprias instituições estatais. Isso seria semelhante ao trabalhistas britânicos se recusarem a se sentar no mesmo parlamento que os conservadores.


-Rogeria Tkambo, doutor em Ciências Sociais