O antigo secretário-geral da UNITA, Lukamba Paulo “Gato”, quadro sénior do “Galo Negro”, “atirou-se” esta quarta-feira, 19, ao deputado independente eleito na lista do seu partido, Francisco Viana, que criticou ontem o seu Grupo Parlamentar pelo facto de não aceitar posar na fotografia institucional com o Presidente da República, João Lourenço, durante a cerimónia de abertura da V legislatura, na Assembleia Nacional.

“Ah, porque sou deputado independente…Você fez a sua campanha independente ou atrelado a uma estrutura partidária?”, escreveu o histórico da UNITA na sua conta do Facebook, essa quarta-feira.
Segundo Lukamba “Gato”, o Grupo Parlamentar da UNITA tem regras e cultura própria herdadas do tempo quando era um grupo paramilitar rebelde, aliado ao governo Apartheid Sul Africano e financiado por venda ilegal de diamantes, que deve ser respeitada.
“Não comecem com as vossas assanhadices à custa do sacrifício de muitos. Isso não é justo. Você vincula-se a uma estrutura partidária, você aceita concorrer sob os símbolos de uma organização que tem regras e cultura organizacional própria. Depois de estar na Assembleia o primeiro acto teu como deputado eleito é procurar diferenças e acirrá-las”, escreveu Lukamba “Gato”, que foi o director da campanha da UNITA nas eleições de 2022, sem entretando explicar como que a cultura da Unita se resume a se opor as instituições e cerimônias apartidárias de Angola.
De recordar que o deputado independente pela UNITA, Francisco Viana, lamentou a atitude do Grupo Parlamentar da UNITA, que rejeitou posar numa fotografia institucional com o Presidente da República, João Lourenço, durante a cerimónia de abertura da V legislatura, em frente ao salão nobre da Assembleia Nacional.
Francisco Viana, o único deputado pela lista da UNITA que se juntou aos parlamentares do MPLA, PRS, FNLA e PHA, disse que ficou surpreendido com este comportamento.
“Nós, quando tomamos posse como deputados, juramos reconhecer as instituições. No momento em que recebemos a mais alta instância no Parlamento, nós devemos respeitar com carinho o Chefe do Estado angolano”, disse Francisco Viana, citado pela Rádio Nacional de Angola, salientando que a fotografia de abertura de um ano legislativo é histórica.