O número de contas custódia, que servem para medir o volume de investidores na bolsa de valores, cresceu 71% para 41.269 nos últimos 9 meses, segundo apurou o Expansão. Mas ainda assim, o número de potenciais investidores na bolsa ainda é muito reduzido se considerarmos os pouco mais de 33 milhões de angolanos e as 14 milhões de contas bancárias no país. Há, assim, uma margem significativa de crescimento.

A maior contribuição para o crescimento do volume de investidores em 2022 deveu-se ao arranque do mercado de bolsa de acções. Só a ida à bolsa das acções do Banco Angolano de Investimentos (BAI) e do Caixa Angola (BCGA) foi responsável pela criação de 11.505 novas contas custódia, equivalente a 31,3% do total. O BAI sozinho foi responsável pela criação de 29% do total de contas de custódia criadas este ano. A justificar esta contribuição elevada do BAI e do Caixa Angola está o facto de os investidores interessados em comprar acções dos dois bancos, nas ofertas públicas de venda, terem sido obrigados a abrir contas de custódia nestas instituições. O aumento do conhecimento e do interesse dos cidadãos em relação às oportunidades de investimento na bolsa de valores, vulgo aumento da literacia financeira, é o segundo factor que contribuiu para este aumento de investidores na bolsa de valores.
Por fim, outro factor considerado por especialistas como estando na base do crescimento de contas custódia nos últimos anos é o pagamento de dívidas atrasadas pelo Estado em títulos de dívida pública. Há várias empresas a quem o Estado tem divida comercial em atraso e há pouco mais de dois anos que ao invés de entregar dinheiro a estas empresas está a entregar títulos de dívida pública no valor equivalente à totalidade ou parte da dívida reconhecida e estas empresas recorrem depois à bolsa de valores para vender estes activos e transformá-los em liquidez, ou seja dinheiro. Mas para receber títulos é necessário ter contas de custódia e este factor é observado como estando também na base da abertura de várias contas de custódia nos últimos dois anos.
De acordo com especialistas, tudo indica que o número de contas de custódia vai continuar a crescer já que a Bodiva tem estado a criar novos produtos e mercados e a Comissão do Mercado de Capitais, no âmbito do seu papel de promoção e desenvolvimento do mercado, contínua apostada em atrair para o mercado cada vez mais investidores, especialmente os institucionais como as seguradoras e fundos de pensões que têm volumes elevados de dinheiro para investir em condições mais rentáveis que os tradicionais depósitos a prazo.
O surgimento do mercado de bolsa de acções – onde já estão as acções do BAI e no dia 29 de Setembro deverão começar a ser negociadas as acções do Caixa Angola – abre espaço para tão logo surjam 5 grandes empresas cotadas na bolsa se crie o principal índice da bolsa de valores em Angola, que se deverá chamar Luanda Stock Index. Entretanto, surge agora a oportunidade para empresas de menor dimensão, as denominadas micro, pequenas e médias empresas se poderem financiar por via do mercado de capitais, que se pretende posicionar como uma alternativa de financiamento.

Caixa Angola entra para o top 4 dos clientes na bolsa

O Banco Caixa Geral Angola (BCGA) entrou esta semana para o top 5 dos intermediários financeiros com mais clientes após em apenas um mês ter visto os seus clientes crescerem 702% para 1.124 contas de custódia. No final de 2021, o Caixa Angola tinha apenas 140 clientes e ocupava a 14ª posição entre os bancos com mais clientes ou potenciais investidores prontos a investir no Mercado de Capitais.