Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, assistiu, este domingo, na Vila de Catete, em Luanda, ao culto ecuménico alusivo ao centenário de Agostinho Neto.

Entre as personalidades presentes destaca-se ainda a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, a viúva do fundador da Nação, Maria Eugénia Neto, membros do Executivo, políticos e fiéis de diversas congregações religiosas.
Nele foi exaltada a figura de Neto em reconhecimento da sua luta pela independência de Angola e dos povos oprimidos ao longo dos anos 60 até 1979, altura da sua morte.
Durante o culto organizado pela Comissão Inter-Eclesial, em representação das confissões religiosas e associações eclesiásticas reconhecidas pelo Estado, foram realizadas orações para a melhoria de vida dos angolanos, paz , harmonia e reconciliação de toda nação.
Em memória aos 100 de Neto, o Governo angolano tem levado a cabo diversas actividades político cultural em reconhecimento aos seus feitos em prol do desenvolvimento e bem-estar dos povos.
António Agostinho Neto, nascido em Ícolo e Bengo, Luanda, aos 17 de Setembro de 1922, foi um acérrimo defensor dos direitos materiais e espirituais, da dignidade e da liberdade do povo angolano, de África e do Mundo.
Faleceu em Moscovo, Ex-URSS, a 10 de Setembro de 1979, vítima de doença.
Médico e escritor, proclamou a independência nacional a 11 de Novembro de 1975.
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo para a independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa.
Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), de Portugal, e deportado para o Tarrafal, em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio.
Assume a direcção do MPLA, do qual já era presidente honorário desde 1960.
No dia 17 de Setembro, Angola celebra o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, comemorando o dia em que Agostinho Neto nasceu e foram realizadas as suas cerimónias fúnebres.