A alta comissária interina das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, considerou, está terça-feira, em Genebra, pacíficas e inclusivas as Eleições Gerais de Angola, que deram vitória ao MPLA, com 51,17% dos votos.

A responsável do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) apresentou a situação mundial sobre os Direitos Humanos, durante a 51ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos, que decorreu no Palácio das Nações Unidas, em Genebra.
A 24 de Agosto último, Angola realizou as quintas eleições, depois de 1992, 2008, 2012 e 2017, com a participação dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação eleitoral CASA-CE.
Os resultados definitivos da Comissão Nacional Eleitoral, validados pelo Tribunal Constitucional, atribuem a vitória ao MPLA, com 51,17 por cento dos votos, elegendo 124 deputados à Assembleia Nacional, órgão composto por 220 assentos.
Nada Al-Nashi fez, igualmente, alusão ao processo eleitoral recentemente terminado no Quénia, onde “enviou uma equipa de intervenção rápida durante o período eleitoral para reforçar o compromisso preventivo da ONU”.