O primeiro-secretário provincial do MPLA no Zaire, Pedro Makita Júlia, afirmou este sábado, no município do Tomboco, que o partido vai continuar a construir infra-estruturas sociais para melhorar as condições de vida das populações.
O político fez este pronunciamento durante um acto de massas, antecedido por uma passeata pelas principais ruas da vila agrícola do Tomboco, onde agradeceu o voto de confiança dado ao seu partido no pleito eleitoral de 24 de Agosto último.
“O MPLA e o camarada presidente João Lourenço vão continuar a resolver os problemas do povo, depois desta confiança depositada pelos eleitores e pelo povo angolano. Estas passeatas que estamos a realizar em todos os municípios da região visam agradecer a todos os que elegeram o MPLA e o camarada presidente João Lourenço”, afirmou.
Pedro Makita Júlia sublinhou que resolver os problemas do povo pressupõe a construção de mais escolas, hospitais, postos médicos, estradas e outras infra-estruturas.
Reafirmou que o MPLA vai continuar a trabalhar para o aprofundamento da paz, do processo de reconciliação nacional e do respeito mútuo pela diferença de opiniões.
“O MPLA tem trabalhado para a consolidação da paz e do processo de reconciliação nacional. Por esta razão, auguramos que, depois das eleições, os concorrentes possam circular livremente pelo país, sem qualquer coação ou intimidação. Queremos continuar a construir uma Angola de paz e respeito pela diferença”, frisou.
Por sua vez, a primeira-secretária provincial da OMA no Zaire, Isabel Devia Luvenga, elogiou a presença massiva das mulheres na marcha realizada no Tomboco e mostrou-se confiante em relação à inclusão de mais senhoras no próximo elenco governativo.
“As mulheres estão bastante satisfeitas. Por isso, marcaram presença massiva nesta marcha. Não viemos apenas celebrar a vitória do MPLA, mas também o facto de termos uma Vice-Presidente da República pela primeira vez na história do país. Por isso, estamos confiantes na liderança do Presidente João Lourenço que havia prometido paridade de género na constituição do Governo e acreditamos que assim será”, realçou.
Agostinho Zantoto, primeiro-secretário provincial da JMPLA no Zaire, considerou a vitória do MPLA como via para a resolução dos problemas da juventude e do povo angolano, em geral.
“O povo clama por emprego, pela redução dos preços dos produtos que compõem a cesta básica, melhoria das condições de atendimento hospitalar, mais ensino e diminuição da fome e da pobreza. Estes problemas que tiram o sono da estrutura do MPLA estão, devidamente, identificados e é lamentável que a Covid-19 tenha afectado o mandato passado, assim como a crise financeira resultante da baixa do preço do barril do crude. Mas esperamos que neste mandato tudo corra bem, porque estamos comprometidos”, frisou Agostinho Zantoto.