Pelo menos 3.372 postos de trabalho foram criados, desde 14 de Julho do corrente ano, na província do Bengo, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), na sequência da entrega de 922 kits profissionais a igual número de beneficiários e cedência de micro-créditos a 113 jovens empreendedores.

Segundo o director dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Aguinaldo Chumbo, os últimos 300 postos de trabalho foram criados na semana passada, com a atribuição de 91 kits de trabalho a igual número de jovens empreendedores, formados no Centro de Formação Profissional de Caxito, no bairro Kitongola, onde decorreu o acto de entrega.
Na ocasião, a directora-geral adjunta para a Área de Formação Profissional do INEFOP, Edgarda Sacramento Neto, disse que o acto representava a quinta fase do plano de formação concluído no Bengo, província onde se prevê criar 10.500 postos de emprego, com a atribuição de mais 33 kits profissionais, no município dos Dembos.
Explicou que os jovens que beneficiaram de 91 kits profissionais concluíram os cursos de canalização, serralharia, carpintaria, corte e costura, decoração, manicure e pedicure, cabeleireiro, culinária, pastelaria, barbearia e electrónica.
Segundo a responsável, os cursos ministrados no âmbito do PAPE são de curta duração e tão logo os formandos concluem a formação habilitam-se a receber kits de trabalho, com vista à geração de renda e novos postos de trabalho.
Sublinhou que na província do Bengo existem vários jovens que alcançaram sucesso no mercado de trabalho, com contratos assinados, ou que foram inseridos em muitas empresas, depois de estágios profissionais. “O PAPE está a alcançar os resultados preconizados”.
A directora-geral adjunta para Área de Formação Profissional do INAFOP adiantou que, dentro deste mês de Setembro, vão ser atribuídas 50 carteiras profissionais a igual número de técnicos formados nos centros de formação do INEFOP.
Edgarda Neto pediu aos beneficiários para não venderem os equipamentos recebidos e exortou-os no sentido de honrarem com os compromissos assumidos, para que outros jovens possam beneficiar, também, do programa.
“O PAPE tem um subprograma de atribuição de micro-créditos, através do qual os jovens que beneficiam de kits profissionais podem solicitar uma quantia monetária, no valor mínimo de 300 mil kwanzas, para serem reembolsados no prazo de seis meses”, referiu.

Beneficiários satisfeitos

Márcia Ferreira, que frequentou o curso de manicure e pedicure no Centro de Formação Profissional de Caxito, disse à nossa reportagem que os meios de trabalho que recebeu vão fazer com que possa criar, pelo menos, três postos de trabalho.
“Sozinha não será possível avançar com o negócio. Vou chamar mais três pessoas para assegurar o trabalho no espaço que vou criar em minha casa, na Centralidade do Capari, para, desta forma, corresponder com os objectivos do PAPE, de criar mais postos de trabalho”, disse a jovem, de 32 anos, que antes de frequentar o curso de manicure e pedicure empreendeu noutras áreas de negócio.
Já Luzia Manuel, de 27 anos, moradora no Musseque Cabele (Barra do Dande), que beneficiou de um kit de agricultura, promete aumentar o número de funcionários, de cinco para oito. “O PAPE veio para ajudar, porque, antes, mesmo com os valores que ganhava das vendas de produtos que saem da minha lavra, não conseguia adquirir os meios que recebi. Vou aumentar a produção, aplicando todas as técnicas que aprendi no curso”.
Outro jovem, de 22 anos, que beneficiou de um kit de canalização, disse estar disposto a desenvolver a actividade profissional em qualquer localidade do país. Manuel da Fonseca, que vive no bairro Kingungo, promete criar postos de trabalho para jovens que necessitam e mostram vontade de trabalhar.