A Comissão Eleitoral do Quénia declarou hoje William Ruto, antigo vice-Presidente como o novo Presidente do país depois de uma disputa eleitoral muito renhida com Raila Odinga, ex-primeiro-ministro, que ameaça agora recorrer da decisão na justiça, depois de mais de metade dos membros da Comissão terem dito que o processo foi “opaco”.

O anúncio do vencedor foi feito num ambiente de forte tensão depois de a vice-presidente da Comissão Eleitoral e mais um conjunto de comissários, terem denunciado que a fase final do processo eleitoral.
A equipa eleitoral de Raila Odinga, que concorreu pela 5ª vez à Presidência do Quénia, sempre derrotado, anunciou logo a seguir ao anúncio do vencedor que houve problemas sérios no processo de contagem dos votos.
Com alguma tensão na ruas de Nairobi, aguarda-se para saber se Odinga vai contestar na justiça eleitoral esta nova derrota.
As eleições tiveram lugar na terça-feira, 09 mas os resultados, depois de uma disputa muito estreita, só foram conhecidos hoje, segunda-feira, 15.
Ruto, um empresário abastado, bateu Odinga com 50,5% dos votos.
Uma das razões para o anúncio demorado dos resultados foi o facto de, pelo menos quatro dos sete membros da Comissão Eleitoral, se erem recusado a assinar o relatório final dos resultados alegando que o processo foi “opaco”.