Huambo – A JMPLA promoveu, este domingo, no município da Caála (Huambo), uma gincana desportiva e cultural, que serviu para apresentar o manifesto eleitoral e o programa de governação do MPLA, para 2022-2027, aos indecisos.

A actividade, decorrida na Centralidade Fernando Faustino Muteka, no âmbito da campanha eleitoral para as eleições gerais de 24 deste mês, ficou marcada por demonstrações de ginástica rítmica, basquetebol, patinagem, para além de concursos de dança e música.
Na ocasião, o 1º secretário da JMPLA na província, José Carlos Tombo, apelou à juventude a pautar por uma postura patriótica, tolerante e de paz, para a consolidação da democracia.
Disse ser importante que os jovens, não apenas os militantes da JMPLA, afluam massivamente às urnas, de forma exemplar, cívica, livre e consciente.
Referiu que cada membro da JMPLA deve, seja na família ou na comunidade, divulgar o programa de governação do MPLA, para convencer o maior número possível de eleitores, principalmente os indecisos e tornarem as eleições gerais “numa verdadeira festa da democracia”.
José Carlos Tombo destacou os feitos da governação do MPLA, entre 2017-2022, focados no aumento da oferta dos serviços públicos em todo país, incluindo a construção da Centralidade Fernando Faustino Muteka, no município da Caála, com quatro mil e uma moradias.
“Os feitos da governação do MPLA no município da Caála são visíveis aos olhos de todos, daí o apelo ao voto no número 8 do boletim de voto, para que continuem a resolver os problemas do povo”, disse.
Huambo, quarta maior praça eleitoral, depois de Luanda (capital do país), Huíla e Benguela, tem disponíveis mil e 15 assembleias e mil 973 mesas de voto, onde são esperados um milhão, 103 mil 828 eleitores.
Nas últimas eleições gerais, a 23 de Agosto de 2017, o Huambo contou com 763 mil 196 eleitores e duas mil mesas de voto, tendo sido ganhas pelo MPLA, com um total de 347 mil 800 votos, correspondentes a 58,21 por cento, o que permitiu eleger três deputados, dos cinco possíveis no círculo provincial.
Concorrem às eleições de 24 do corrente mês os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a coligação CASA-CE, enquanto a população votante é de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 no estranfeiro.
A votação no exterior, a primeira na história do país, terá lugar em 25 cidades de 12 países.