Uma pesquisa realizada por uma empresa brasileira, aponta que numa disputa directa entre MPLA e a UNITA o partido dos ‘camaradas’ venceria folgadamente o seu opositor político com 62 por cento dos votos, caso as eleições fossem realizada neste més de Julho. POB Brasil é um dos maiores sites de opinião e pesquisa, com foco em diversas áreas, como política e social.

A POB Brasil ouviu, por telefone, entre os dias 16 e 21 de Julho corrente, 1.500 eleitores, homens e mulheres residentes em Angola, com idade igual ou superior a 18 anos. O grau de confiança da sondagem da POB é de 95% com uma margem de erro máxima prevista 3%.
Os inquiridos responderam a seguinte questão:”Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”
A pesquisa quantitativa nacional foi realizada com uma parcela representativa da população, seleccionada por amostragem, por meio do método de probabilidade proporcional ao tamanho (PPT).
As pesquisas do POB abrangem países em desenvolvimento e emergentes. A principal actividade é realizar sondagens de natureza política e produzir estudos de opinião, que visem contribuir para a melhoria das governações.
Outra sondagem realizada pela AngoPolls para o CEDESA (entidade internacional dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola) entre os dias 15 e 20 de Julho de 2022, também dão vitória ao MPLA com 59 por cento dos votos, contra os mesmos 33 da UNITA. Os outros partidos, incluindo os votos brancos e nulos, perfazem 8 por cento.
O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Angola. Os inquiridos foram seleccionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efectuadas por telefone (CATI), escreve o Jornal de Angola, na sua versão online de hoje, 22 de Julho de 2022, garantindo por outro lado, que os cidadão inquiridos foram antes informados do objectivo do estudo e demonstraram vontade de participar.
Foram obtidos 1.085 inquéritos válidos, sendo 34% dos inquiridos mulheres. A distribuição por províncias foi realizada de acordo com os resultados relativos do Censo de 2014.
Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base nos dados censitários. A taxa de resposta foi de 73%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1.085 inquiridos é de +/- 3 %, com um nível de confiança de 95%.
A estimativa foi calculada de acordo com as intenções directas de voto em cada partido em relação à totalidade dos votos expressos, com excepção dos não respondentes e abstencionistas. Houve redistribuição de indecisos atendendo ao histórico de resultados (2017) e foram consideradas apenas as inclinações de voto daqueles que afirmaram que certamente iriam votar.
Especializada em entidade internacional dedicada ao estudo e investigação de temas políticos e económicos da África Austral, em especial de Angola, a Angopolls integrada por profissionais angolanos, brasileiros e portugueses. As operações da organização abrangem países em desenvolvimento e emergentes.
A AngoPolls vai passar a publicar várias estimativas ao longo do período eleitoral.