Moçâmedes – O antigo basquetebolista angolano e actual representante da FIBA para o sector de 3×3 no país, Victor Muzadi, trabalha na captação de talentos na província do Namibe, com vista a massificação da modalidade.

Em declarações ao The Angola Post, hoje (quarta-feira), no Namibe, o ex-jogador da Selecção Nacional afirmou que o objectivo nessa provincia é de realizar um torneio provincial.
A referida prova, vai congregar oito equipas sénior masculina e dai encontrar os atlectas talentosos, que irão disputar em Agosto, em Luanda, com outras equipas.
“Eu quero ver genuidade, jogadores a bater o peito da sua província. Assim, conseguirmos evoluir e elevar a nossa cultura atraves da realização deste evento desportivo, com a transmissão dos valores éticos e linguisticos da nossa terra”, disse.
Adiantou que é isto que chamamos jogos de rua 3 para 3 e que pode nos trazer mais adrenalina, no sentido do desporto cultural e do turismo. Sendo um dos pontos de saída para diversificar outras valências.
Acrescentou que nesta provincia, o importante é encontrar talentos que não têm capacidade nem plataforma para puderem se expressar em forma basquetebolistica.
No Namibe, Victor Muzadi realiza ainda, durante três dias, uma formação para árbitros, juizes de mesa e atletas de basquetebol, onde aboradarão materias ligadas com o perfil do árbitro 5 para 5, posicionamento em campo, entre outros temas.
O evento formativo, culminará com o torneio provincial, onde vão participar oito equipas senior masculino da provincia, num sistema todos contra todos e apurar a vencedora, que estará representar no Campeonato Nacional, a decorrer no próximo dia 6 de Agosto, na capital do país.