Angola está fora do top 10 dos países em maior risco de “default”, ou falhanço do pagamento escalado das suas dívidas, que é liderado por El Salvador mas conta com cinco países africanos, segundo relatório divulgado pela Bloomberg no seu periódico Sovereign Debt Vulnerability Ranking – Ranking da Vulnerabilidade das Dividas Soberanas.

Entre os 10 mais vulneráveis a um “default” estão cinco africanos, com o Gana a figuar logo em 2º lugar, a Tunísia em 3º e o Egipto em 5º, aparecendo depois o Quénia em 6º e a Namíbia a fechar a lista.
Paquistão, em 4º lugar, Argentina em 7º, Ucrânia em 8º e Bahrain em 9º completam este top 10 dos países em maior risco de falharem o pagamento das suas dívidas soberanas.
Apesar de não estar no perigoso top 10, Angola surge em 12º lugar, o Senegal em 13º, Ruanda em 14º enquanto a África do Sul aparece em 15º. O Gabão vem em 17º, Marrocos em 18º, Etiópia em 22º e Nigéria em 24º.
O “default”, na gíria financeira, significa que um país ou uma empresa deixou de cumprir com as suas obrigações referentes a dívida contraída de acordo com regras do mercado.