Luanda – A Selecção Nacional de xadrez, em ambos os sexos, entrou esta terça-feira na terceira semana de preparação, visando as Olimpíadas de 28 de Julho a 10 de Agosto, em Chennai, Índia.

Os xadrezistas são orientados, via online, pelo Grande Mestre (GM) Ahkash Thakur, e o Mestre Fide (MF) Anurag Mhamal, ambos indianos.
Presencialmente, a selecção é acompanhada pelo mestre internacional angolano, Catarino Domingos, em sessões que decorrem na sede da Federação Angolana de Xadrez (FAX), em Luanda.
Os angolanos vao competir com dez atletas, com o objectivo de conseguir pontos que garantam o primeiro título de Grande Mestre para o país.
Estão nesta condição, os MI David Silva, com Elo (força de jogo) de 2379, e Esperança Caxita, com 1843.
David precisa atingir 2500 pontos mínimo e 2600 máximo, enquanto Caxita 2300 mínimo e 2400 máximo.
Esta não é a primeira vez que a selecção nacional é acompanhada por um GM. Em 2006, por ocasião das Olimpíadas de Turim (Espanha), foi treinada pelo espanhol Alonso Garcia.
O caravana parte para o palco do evento no próximo dia 25 e vai trabalhar com os técnicos indianos ao longo da competição.
Além das Olimpíadas, Angola participará no Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), a realizar-se de 7 a 9 de Agosto, com o presidente e vice-presidente da FAX, respectivamente, Tito Martins e António Assis.