O Banco Nacional de Angola (BNA) emitiu um alerta em que avisa sobre o ressurgimento de mensagens fraudulentas na rede social Facebook, praticadas por um usuário que se faz passar pelo governador José de Lima Massano, com recurso à sua imagem.

Na sua página oficial, o BNA esclarece que se trata de uma situação de uso abusivo de imagem e identidade, aconselhando, por isso, os usuários da rede social, a ignorarem o contacto e abordagem feitos com recurso a um perfil falso. Aconselha igualmente a que não troquem quaisquer informações, “seja qual for a sua natureza, visando evitar, deste modo, riscos de burlas”.
“Assim, em caso de suspeita de recepção de mensagens electrónicas ou chamadas telefónicas fraudulentas, sugere-se que desligue imediatamente o telemóvel, bloqueie os referidos contactos e informe os órgãos policiais”, lê-se na nota.
O Banco Central diz que tem levado a cabo diligências contínuas para o encerramento de perfis falsos referenciados à instituição e seus gestores, sobretudo no Facebook, pelo que alerta para os cuidados que os usuários da rede social devem ter.
O BNA lembra que possui uma página electrónica institucional: www.bna.ao.