A informação foi confirmada pelo Governo angolano, que dá conta que o óbito foi confirmado pelas 11 horas pela equipa médica.

José Eduardo dos Santos, 79 anos de idade, regressou a Barcelona no início de Março do corrente ano, para dar seguimento ao seu tratamento médico, iniciado, iniciado em 2019.

Nas últimas horas, vários órgãos de comunicação social portugueses avançaram que o seu estado de saúde complicou-se, nas últimas 24 horas, e de forma “irreversível”.

A informação foi confirmada através de uma curta mensagem do Presidente de Angola, João Lourenço, publicada na página oficial da Presidência da República.

Perfil

José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.

Além de Presidente da República, foi Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Presidente do MPLA, partido que governa o país desde a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Da sua ficha política consta, ainda, o cargo de ministro das Relações Exteriores, e outras funções no Estado e no MPLA.

Conduziu o processo que culminou com a assinatura dos Acordos de Paz, a 4 de Abril de 2002, na sequência da morte do então líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi.