Angola pretende aumentar, até 2063, a taxa bruta de escolarização em até 50%, anunciou esta quarta-feira, em Maputo, Moçambique, a ministra do Ensino Superior, Tecnologia, Ciência e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

Segundo a governante, que falava na conferência internacional alusiva às celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e Angola, a meta é alcançar os objectivos estabelecidos pela União Africana.
Actualmente, a taxa bruta de escolarização em Angola é de aproximadamente 10%, o que torna o percurso longo e bastante árduo.
Nos últimos 20 anos (1999- 2019), a população estudantil no ensino superior em Angola passou de 7. 845 para 308.209.
Maria do Rosário Bragança explicou que nos últimos cinco anos, o Executivo Angolano projectou e implementou um leque amplo de acções no Subsistema de Ensino Superior, dentre eles, a implementação dos processos eleitorais para estabelecer os órgãos singulares, a reorganização da rede de instituições públicas de ensino superior, a nível nacional, particularmente, ao nível das capitais de provinciais, com a criação de mais três novas universidades, por um processo de fusão de instituições (institutos e escolas superiores autónomas e de faculdades).
Referiu-se igualmente ao estabelecimento do quadro de garantia de qualidade das IES, com a aprovação dos instrumentos normativos concorrentes à avaliação e acreditação de IES, cursos e programas e para a avaliação do desempenho docente e a criação da Fundação para o desenvolvimento científico e tecnológico, congénere do Fundo Nacional de Investigação de Moçambique.
A comemoração conjunta, por Angola e Moçambique, dos 60 anos do ensino superior, constitui um marco indelével e de relevância inquestionável na relação entre os dois países.
Na conferência de três dias, presidida pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, serão apresentados os eixos ou áreas temáticas gerais do ensino e aprendizagem no ensino superior, governação, administração e gestão do ensino superior, bem como assuntos estratégicos e transversais no ensino.