O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, considerou, em Benguela, que os jornalistas estão devidamente preparados para fazer uma cobertura eleitoral exemplar, em conformidade com a Constituição da República e dos instrumentos legais que consagram a profissão.

Falando à imprensa em Benguela, no quadro da acção de capacitação de 20 jornalistas dos diversos órgãos de comunicação social em matérias sobre a “cobertura das eleições aprazadas para Agosto” e o “Jornalismo Online”, referiu que, apesar de alguns constrangimentos que podem surgir, na dinâmica da actividade jornalística os profissionais estão aptos a fazer bem o seu trabalho.

Para Teixeira Cândido, a ética, a isenção, imparcialidade, a recolha de dados aprofundados sobre algum facto importante, o respeito às fontes e a pluralidade de opiniões devem caracterizar o trabalho do jornalista, para o alcance da excelência, no âmbito da deontologia profissional.

 Segundo o dirigente, é fundamental que os jornalistas mantenham o equilíbrio, face aos vários factos, desde as actividades dos partidos que disputam o poder, assim como dos próprios actores políticos, isto é, pautar por uma postura equidistante, mas sim fazer um trabalho em prol à pátria.

 A acção contou também com os jornalistas da província do Cuanza-Sul e foi uma iniciativa do SJA, em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, inserida no âmbito da estratégia da formação dos mídias, para uma melhor cobertura das quintas eleições gerais, do corrente ano, em Angola.