A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) estima que o volume de negócios no sector petrolífero atinja 66 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos, 40% acima dos cinco anos anteriores.

De acordo com um comunicado da APNG divulgado esta quarta-feira, a previsão de 66 mil milhões de dólares inclui a extensão das licenças de produção já assinadas entre a ANPG e os operadores, designadamente nos Blocos 15, 17, 18 e também no Bloco 0, bem como actividades ligadas à exploração e ao desenvolvimento de projectos petrolíferos e as actividades operacionais e administrativas.

Os dados foram apresentados pelo director do Gabinete de Planeamento Estratégico da agência, Alcides Andrade, no 7.º Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, realizado de 2 a 3 de Junho, em Benguela.

Segundo este responsável, mais de 50% do volume de negócios previsto para os próximos cinco anos estará associado às actividades de exploração e desenvolvimento de projectos petrolíferos, destacando a ampla participação nas licitações efectuadas por concurso público ou em regime de negociação directa.

A ANPG avança, no mesmo comunicado, que está a realizar um estudo de competitividade do sector petrolífero angolano face a outros países, com vista a identificar indicadores competitivos a melhorar, entre os quais adequação da carga fiscal e encurtamento dos prazos que medeiam entre o início do processo de licitação, a adjudicação e a assinatura do contrato de concessão (cerca de um ano).