Um grupo de 16 angolanos e quatro santomenses foram seleccionados para participar da Bolsa Mandela Washington 2022 para Jovens Líderes Africanos e no Instituto de Enriquecimento (Alumni Enrichment Institute), nos Estados Unidos.

Um comunicado de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola refere que, desde 2010, pelo menos 87 angolanos e, quatro anos depois, 20 santomenses participaram no programa Young African Leadership Iniciative (Iniciativa de Liderança de Jovens Africanos).

Os bolseiros vão desenvolver habilidades profissionais e de liderança, beneficiam de estágios profissionais, assim como participam em aprendizado experimental e baseada em discussões sobre tópicos de cultura e a sociedade diversificada americana, resiliência e ética na liderança e princípios de justiça social.

A nota avança que esses jovens líderes voltam, posteriormente, para seus países, no sentido de ajudarem suas comunidades e equipas a serem mais fortes e engajadas para causar impacto.

A Bolsa Mandela Washington é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com financiamento do Governo americano. Desde 2014, quase 5.100 jovens líderes de todos os países da África Subsaariana participaram dessa iniciativa.