Na sequência do mandato recebido na recente Cimeira de Malabo, o Presidente da República, João Lourenço, acolheu hoje, em Luanda, o homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix-Antoine Tshisekedi, num encontro para abordar questões relativas à crescente tensão que se regista entre a RDC e o Ruanda.

No quadro deste encontro, foram discutidos vários aspectos que podem contribuir para a resolução pacífica do diferendo entre os dois países e, neste sentido, Félix Antoine Tshisekedi, a pedido do seu homólogo angolano, aceitou libertar dois soldados ruandeses capturados recentemente.

Esta diligência visa contribuir para a redução da tensão que paira na relação entre os dois países (RDC e Ruanda), refere em nota a Secretaria para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, enviada ao Jornal de Angola.  

Na sequência da reunião de hoje de manhã, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve esta tarde uma conversa, por videoconferência, com Paul Kagame, Presidente da República do Ruanda, durante a qual foram discutidos os mesmos aspectos abordados com o homólogo da RDC. 

Estas discussões permitiram aos dois estadistas chegar a um entendimento sobre a realização em Luanda, em data a anunciar proximamente, de uma Cimeira em que participarão, a convite do Presidente angolano, os Chefes de Estado da RDC e do Ruanda, a fim de cuidarem de todos os aspectos que possam ajudar, de forma consistente, a promover o desanuviamento da tensão actualmente reinante na fronteira entre os dois países e contribuir assim para o reforço da paz na sub-região.