O embaixador da Sérvia, Milos Perisic, anunciou, sexta-feira(19), em Luanda, o primeiro investimento daquele país em Angola, constituído numa confeitaria industrial de biscoitos e chocolates implantada na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, avaliada em 15 milhões de dólares.

Milos Perisic proferiu estas declarações durante a proclamação da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Sérvia, vai impulsionar as trocas bilaterais a partir de 2023, quando, dos actuais 1,2 milhões de dólares, se espera que ascendam a 50 milhões, só em exportações do país europeu.

O embaixador reconheceu que o seu país não importa nenhum produto angolano, mas  assegurou que vai importar, numa primeira fase, produtos agrícolas com destaque para banana.

As expectativas posteriores a 2023 apontam para a realização de negócios nos domínios do comércio, agricultura, saúde, educação, novas tecnologias e defesa, que também resultam na dinamização da actividade consular, até agora circunscrita à emissão de 300 a 400 vistos por ano.

O presidente da Câmara de Comércio Indústria Angola-Sérvia, Massunga Henriques, anunciou, a participação, desde ontem, de uma missão empresarial angolana à Sérvia na Feira da Voivodine, que encerra na quinta-feira.

O secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, participou no acto, instando os empresários dos dois países a aproveitarem o potencial económico dos dois países.