O ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, este sábado , em Luanda, que a abertura de novas missões diplomáticas aproximou o país ao Médio Oriente e ao continente africano.
Falando na abertura da 9ª Reunião dos Embaixadores de Angola, referiu que as visitas que o Chefe de Estado, João Lourenço, realizou para Cabo Verde, Ghana, Espanha, Turquia e a outros destinos permitiram uma orientação clara ao mais alto nível quanto à via a seguir para a dinamização das Comissões Bilaterais e da instauração de um ambiente favorável para a interacção profícua entre os homens de negócios de vários países.
A nível ministerial, disse, procurou-se intensificar os contactos com os mais variados parceiros regionais e continentais para o fortalecimento das relações bilaterais com forte pendor histórico. “A abertura de novas missões diplomáticas e consulares materializa também a vontade, quer de reposicionamento do nosso país no continente, quer de aproximação com o Médio Oriente, sendo uma importante região internacionalmente reconhecida pelo forte potencial económico”, explicou.
Téte António sublinhou que Angola atribui maior importância ao compromisso com o multilateralismo, ressaltando, a título de exemplo, a recente visita do presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Abdullah Shahid, pela primeira vez ao país.
Angola, lembrou, preside actualmente a Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocupa a posição de terceiro vice-presidente da Mesa da Assembleia da União Africana e que, neste momento, está a preparar-se para assumir a Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), a partir de Dezembro deste ano.