O ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, participa desta quinta-feira(12), em Addis Abeba, na reunião ministerial do Comité Técnico Especializado da Defesa, Proteção e Segurança da União Africana.

O encontro de hoje foi antecedido pela 17ª reunião ordinária de chefes do Estado-Maior das Forças Armadas e dos Serviços de Protecção e Segurança africanos, na qual Angola esteve com o chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar (SISM), João Pereira Massano.

De acordo com uma fonte da delegação, a reunião serviu também para abordar a próxima cimeira extraordinária sobre terrorismo e alterações inconstitucionais de governos, a ter lugar de 27 a 28 deste mês em Malabo, Guiné Equatorial.

Os participantes passaram, também, em revista questões sobre a paz e segurança da região, a actualização do fundo de paz da União Africana no sentido de assegurar o funcionamento para as várias missões de paz e assuntos ligados ao aprimoramento das capacidades das forças em estado de alerta das diversas regiões.

Na sessão dos chefes do Estado-Maior das Forças Armadas e dos Serviços de Protecção e Segurança africanos, foi aprovado o relatório da reunião de peritos que teve lugar na segunda e terça-feira.

O Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança (CTEDPS) é um órgão político-chave da União Africana, estabelecido de acordo com o artigo 14º do acto constitutivo da organização continental.

O principal mandato do Comité é propor linhas de orientação em assuntos de Defesa e Segurança à Comissão da União Africana, tais como o aconselhamento na abordagem sobre o desenvolvimento da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA).