A embaixadora Fátima Jardim apresentou hoje as felicitações do Governo angolano ao presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Gilbert Houngbo, pela eleição ao cargo de director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os votos foram transmitidos durante a audiência que o presidente do FIDA concedeu à representante de Angola junto daquela agência das Nações Unidas, em Roma.

Fátima Jardim disse, na ocasião, que Angola reconhece o trabalho realizado por Gilbert Houngbo na liderança do FIDA e destacou a importância de assegurar uma transição que facilite a continuidade das reformas em curso.

Adiantou que grande parte dos países membros do FIDA defende a continuação de um presidente africano na liderança da instituição. “O novo presidente deve preocupar-se com o cumprimento do mandato do FIDA e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), continuando o envolvimento com os Estados-membros, além de preocupar-se com a harmonização entre as três listas, priorizar e continuar a alocar, pelo menos, 55% dos recursos do FIDA para projectos em África”, realçou.

Os projectos do FIDA em Angola, ainda de acordo com Fátima Jardim, estão a entrar na fase final, sendo, por isso, hora de preparar outros, pelo que solicitou também o apoio do presidente Gilbert Houngbo para a aprovação e sua definição antes da partida, dado o conhecimento que tem das necessidades do país, principalmente na área da Aquicultura, e do combate à seca.

O FIDA, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, é uma agência da ONU sediada em Roma. Foi estabelecido em 1977, em resposta à fome no Sahel, discutido na Conferência Mundial de Alimentação, em 1974. Tem como missão ajudar as populações rurais pobres em países em desenvolvimento a superar a pobreza.