Angola e Portugal anunciaram, para breve, a assinatura entre os tribunais de Contas dos dois países de um protocolo de cooperação para o reforço das relações e também no quadro da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

José Tavares, presidente do Tribunal de Contas de Portugal, avançou esta informação durante a visita efectuada ao município do Soyo (província do Zaire), em companhia da homóloga angolana Exalgina Gambôa, no quadro das actividades comemorativas do 21º aniversário da instituição no país, assinalado a 12 deste mês.

De acordo com o juiz conselheiro português, as linhas de cooperação incidirão, particularmente, sobre a formação de auditores de ambos os tribunais e no desenvolvimento de acções conjuntas, com o intuito de encontrar metodologias de controlo, não apenas verificar a obtenção de receitas, mas também a realização de despesas públicas.

Na deslocação à província do Zaire, a juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, visitou, quarta-feira, no município do Soyo, alguns empreendimentos estruturantes, entre os quais o Angola LNG, de exploração de gás natural liquefeito, o Ciclo combinado de produção de energia eléctrica e a Base do Kwanda, de apoio logístico às empresas petrolíferas.

Acompanhada pelo governador do Zaire, Pedro Makita, além de José Tavares, Gambôa recebeu explicações detalhadas dos responsáveis sobre o funcionamento dos empreendimentos, considerados de grande valia do ponto de vista da arrecadação de receitas e geração de empregos.