Uma delegação militar angolana, liderada pelo venerando juiz conselheiro presidente do Supremo Tribunal Militar das Forças Armadas Angolanas, general Cristo António Salvador Alberto, chega hoje aos Estados Unidos da América, para uma visita de trabalho de 6 dias, no âmbito do reforço da cooperação no sector da Defesa.

A deslocação, que surge em resposta a um convite das autoridades militares norte-americanas, tem como fito inteirar-se do funcionamento e organização do sistema jurídico militar daquela potência mundial, com realce aos órgãos judiciais militares, designadamente, a Divisão de Direito Penal junto do Pentágono, o Centro Jurídico e Escola de Juiz Advogado-Geral, na sigla inglesa The Judge Advocate General´s Legal Center & School (TJAGLCS), em Charllotteville, Virgínia, bem como a Agência de Serviços Legais do Exército dos Estados Unidos da América (United States Army Legal Services Agency – USALSA).

Segundo a Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América, o programa prevê também encontros de alto nível, com o major-general Joseph B. Berger III, juiz advogado geral adjunto do Exército dos EUA, e o brigadeiro-general David E. Mendelson, juiz advogado geral assistente para Leis e Operações Militares do Exército dos EUA.

Tem, igualmente, na agenda encontros com o brigadeiro-general George R. Smawley, comandante da Agência dos Serviços Legais do Exército dos EUA e o brigadeiro-general Alison C. Martin, comandante do Centro Jurídico e Escola de Juiz Advogado-Geral do Exército americano.

Integram, ainda, a delegação angolana o juiz conselheiro do Supremo Tribunal Militar, tenente-general Lourenço dos Santos J.E. Machai, o juiz militar presidente da Região Sul, coronel Ernesto Bento, o juiz militar presidente da Região Naval Norte, capitão-de-mar-e-guerra João Baptista Soares, o chefe do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional do STM, coronel Angelino Saumbe, o chefe da Secção de Atendimento ao Corpo Diplomático Militar da Direcção Nacional de Política de Defesa do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, tenente-coronel Pascoal Alves de Carvalho.