A circulação de pessoas e bens entre as províncias do Cuando Cubango e da Huíla está mais facilitada, com a inauguração, esta terça-feira (12), de um troço de 54 quilómetros da Estrada Nacional 280, pelo ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, e pelo governador provincial, José Martins.

A obra do troço Cuchi/-Cutato, na província do Cuando Cubango, com uma extensão de 54 quilómetros, esteve a cargo do consórcio Alemão INZAG/GAUFF GmbH e custou mais de 58 milhões de euros. Os trabalhos duraram 31 meses e geraram 870 postos de trabalho a jovens dos municípios de Menongue e Cuchi (Cuando Cubango) e do Cuvango (Huíla).

O troço, de 54 quilómetros de extensão e nove de largura, sendo 3.5 de faixa de rodagem para cada sentido e bermas de um metro para cada lado, tem 52 passagens hidráulicas e 222 sinais de trânsito verticais.

O ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, disse que o troço Cuchi/Cutato é fundamental para a ligação, por via terrestre, entre Menongue (Cuando Cubango) e Cuvango (Huíla), sendo a última localidade essencial para permitir estabelecer ligações com as províncias do Huambo e do Cunene.

Manuel Tavares de Almeida disse que o Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território elegeu o município do Cuvango (Huíla) como ponto central da região Sul do país e que a reabilitação das principais vias que ligam o Cuando Cubango, Huíla, Cunene e o Huambo, a partir da referida localidade, permitirá o desenvolvimento agrícola das referidas províncias, bem como promover o turismo interprovincial.

“É necessário unir estas províncias a partir deste ponto, para que as populações possam se movimentar rapidamente de um lado ao outro, efectuando trocas comerciais e culturais”, disse, acrescentando ser pretensão do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território recuperar as pontes na via Cuvango/Matala e reabilitar os troços que ligam os municípios do Cuvango e do Chipindo (na Huíla), Cuvango (Huíla) e Cuvelai (Cunene).

Após a inauguração do troço, Manuel Tavares de Almeida, acompanhado pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, percorreu cerca de 94 quilómetros de estrada, desde o município do Cuchi até Cu-vango (Huíla), com o objectivo de constatar o estado de degradação da malha rodoviária entre o Cuvango e a região do Cuvelai (Cunene).