A produção diária de petróleo em Angola passou, nos últimos quinze dias, de 1,1 para 1,2 milhões de barris (BPD), disse, esta segunda-feira, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo.

De acordo com o responsável, que não avançou as causas do “ligeiro” aumento da produção, a previsão para este ano é de um milhão 147 barris de petróleo por dia, ainda menor em relação aos números alcançados nos últimos dias.

Paulino Jerónimo avançou os dados num encontro com jornalistas, promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no quadro da semana do mineiro.

A propósito, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que coordenou a conversa, disse que “se não fossem as medidas aplicadas em torno do sector dos petróleos, neste ano de 2022, a produção estaria na ordem dos 570 mil barris por dia”.

Desde 2019 que está a ser executado o programa de concessões 2019-2025 e em 2020 foi aprovada a estratégia de exploração 2020-2025. Fruto da execução desta estratégia, foram licitados mais de 20 blocos petrolíferos e 30 serão licitados nos próximos anos. 

Entretanto, o sector procura manter os níveis médios da produção alcançada e continuar a trabalhar nos planos de mitigação de risco, ou seja, apostar na procura de soluções que minimizem os factores ou elementos que ameaçam a produção estimada.