O Presidente da República, João Lourenço, determinou hoje, por decreto, após auscultação da Comissão Nacional Eleitoral, a prorrogação do período do Registo Eleitoral Presencial e Actualização de Residência dos Cidadãos Maiores, por sete dias, em todo o território nacional e no exterior do país.

O processo regular de Registo Eleitoral Oficioso, que está a ser implementado há seis meses, vai continuar o atendimento normal nos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP). A medida é extensiva a todos os países em que está a decorrer o processo.

“O Presidente da República, João Lourenço, determinou quinta-feira(31), por decreto, após auscultação da Comissão Nacional Eleitora Presencial e Actualização de Residência dos Cidadãos Maiores, por um período de sete dias, em todo o território nacional e no exterior do país”, reza o teor da nota.

A prorrogação do processo, começa a contar a partir de hoje, e, pelo cálculo, tem o término previsto para a próxima quinta-feira, dia sete. O registo eleitoral oficioso arrancou no dia 23 de Setembro de 2021, e, em termos práticos, terminava ontem, mas mantém as operações durante por mais sete dias, conforme o Decreto Presidencial.

O Ministério da Administração do Território instalou, para as operações, mais de 590 BUAP no território nacional, espalhados por 164 municípios do país.