O novo hospital municipal do Cuito, com capacidade para internar um total de 100 pacientes, foi entregue, ontem, à sociedade do Bié, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, numa obra que custou aos cofres públicos mais de oitocentos milhões de kwanzas.

Localizado na comuna do Cunje, a sete quilómetros do centro da cidade do Cuito, a nova estrutura pública foi construída no prazo de 15 meses e custou aos cofres do Estado 813 milhões de kwanzas.

 O estabelecimento comporta diversos serviços clínicos, que vão ao encontro dos critérios básicos recomendáveis a uma unidade sanitária de primeiro nível, desde as áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia, imagiologia, enfermagem, bloco operatório com duas salas, laboratórios, serviços de medicina interna e externa, bem como uma unidade de terapia intensiva. A nova unidade sanitária, de acordo com a ministra Sílvia Lutucuta, não vai apenas atender pacientes do Cuito, mas também doentes oriundos dos municípios do Cunhinga, Camacupa, Catabola e Nharea. Isso, disse, vai contribuir para desafogar a pressão existente nos serviços de urgência e de consultas internas e externa do hospital “Walter Strangway”, a maior unidade clínica da província, localizada na área administrativa do Sector do N’Djele.

Sílvia Lutucuta disse ser principal compromisso do Governo apostar nos cuidados primários de saúde, com a implementação de meios médicos de saúde de topo, para o atendimento das populações e reduzir o número de mortalidade em todas as faixas etárias.

 Exortou os governantes locais para aumentarem o rigor e controlo na utilização dos recursos financeiros destinados ao sector, para garantir o funcionamento do sistema e assegurar os cuidados primários de saúde.

Projectos do PIIM

 O Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM) na província do Bié já tem concluídos 81 projectos sociais, entre escolas, centros médicos, reabilitação de vias rodoviárias, construção e reabilitação de redes eléctricas e de abastecimento de água.

 O governador provincial, Pereira Alfredo, informou que fazem parte da carteira do PIIM na província 211 projectos de âmbito nacional, provincial e municipal. Do total de projectos, sublinhou, 11 são do sector da Saúde.

 Com efeito, além do Cuito, estão a ser reabilitadas unidades sanitárias nos municípios do Andulo, Nharea, Camacupa, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar e Cuemba.